04 abril, 2013

Ansiedade e Agitação


Aprender uma técnica de relaxamento para controlar a ansiedade e pensamentos negativos é uma boa ideia, sobretudo nos delicados meses da gravidez.
Exercícios de relaxamento muscular (como uma sequência organizada de exercícios de contracção e relaxamento de grupos musculares, envolvendo todos os segmentos do corpo) podem controlar os estados leves de ansiedade.
Entre as técnicas rápidas conta-se também a "da luz". Consiste simplesmente em respirar lenta e profundamente, vinte vezes. Durante as dez primeiras, enquanto respira, imagine que introduz nos pulmões, juntamente com o ar, uma quantidade de energia vital na forma de luz. Ao expirar deve, pelo contrário, imaginar que vai para fora do corpo um fumo negro. Durante as dez seguintes deve imaginar que, juntamente com o ar, introduz força, segurança, alegria e expulsa todas as preocupações.
Seguidamente, existem técnicas de controlo do corpo e da respiração, úteis como intervenção preventiva, relativa à protecção do sono na gravidez e puerpério. Mas quando a ansiedade é intensa pode ser possível uma abordagem orientada com uma psicoterapia ou sob a forma de aconselhamento.
Somente em casos mais graves se pode pensar numa intervenção farmacológica, sabendo que no primeiro trimestre da gravidez podem ocorrer anomalias do desenvolvimento fetal (chamado teratogenicidade) causadas por este tipo de fármacos, ainda que nem todos os antidepressivos tenham o mesmo índice de toxicidade fetal e alguns tipos sejam consideradas globalmente compatíveis com a gravidez. Uma abordagem integrada, onde a medicação e psicoterapia trabalham em conjunto é o melhor tipo de intervenção terapêutica que se pode desenvolver, com a qual se pode alcançar a recuperação mais bem sucedida dos sintomas.
Responsável pelos conteúdos médico-científico: Dr. Cláudio Ivan Brambilla
Fonte: prénatal.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário