26 maio, 2013

Dieta saudável.

Dieta saudável

Ter uma alimentação rica em legumes, frutas e verduras e comer a cada três horas devem ser cuidados observados ainda com mais rigor na gestação. E assim como há indicações do que comer, também há do que evitar, como alimentos gordurosos e condimentados, açúcar em exagero, carne crua, mal cozida ou de procedência duvidosa –com atenção especial no caso de frutos do mar–, chás e cafés. “A cafeína presente nessas bebidas aumenta o risco de o bebê nascer abaixo do peso”, diz a médica da Santa Casa.

Remédios

É nos três primeiros meses que as futuras mamães começam a se queixar de náuseas e os vômitos são mais comuns. Na maioria das vezes, esses sintomas são resultado de alterações hormonais normais da gravidez. Algumas mudanças de hábitos podem evitar o mal-estar, como ingerir alimentos frios ou gelados.

Há situações, por causa da intensidade dos sintomas, que o uso de medicamento se faz necessário. Segundo Daniel Rolnik, os antieméticos –usados para inibir o vômito– podem ser utilizados com bastante segurança nessa fase, apesar de a maioria dos remédios pertencer à categoria B (uso com cautela na gestação) pela classificação do Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador do governo dos Estados Unidos.

Rolnik aponta como alternativa antieméticos feitos à base de substâncias naturais, como vitamina B6 e gengibre, que são da categoria A (totalmente seguros na gravidez). “No entanto, todo e qualquer medicamento na gestação só pode ser prescrito pelo médico obstetra, que conhece os riscos e os benefícios de sua utilização, bem como as peculiaridades clínicas da futura mãe.”

Vaidade

A gestante também deverá prestar atenção aos produtos que usa na sua rotina de cuidados de beleza. Tinturas de cabelo com amônia, produtos com formol para alisar os fios, cremes para pele com ácido retinoico e com ureia, entre outros, devem ser banidos. "Nos três primeiros meses da gestação é quando acontece o desenvolvimento dos órgãos fetais. Qualquer coisa perigosa é mais perigosa nessa fase”, afirma Patrícia Rossi.

A especialista, no entanto, diz que um produto é de uso primordial para a grávida: filtro solar, preferencialmente a partir do fator de proteção 30. “Os hormônios que atuam na gestação têm tendência a provocar manchas na pele.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário